top of page

Eu "tenho que..."

  • Danielli Margutti
  • 10 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Quantas vezes por dia você diz “Tenho que...”?

Tenho que arrumar um emprego melhor, tenho que lavar a louça, tenho que estudar mais, tenho que pegar firme na academia, tenho que arranjar um(a) namorado(a)... E por aí vai!

É preciso ter ambição e objetivos, sim! Por menor que sejam, são eles que nos movimentam. Mas quantas vezes um prazer se tornou obrigação? Ou, quantos prazeres foram esquecidos para dar lugar às obrigações?

Somos fruto daquilo que vemos...

Não, não sou do tipo que acredita numa conspiração secreta, nos Iluminattis e nem acho que a rede Globo é culpada pelo emburrecimento da população. Rs

Acho que nós mesmos somos os verdadeiros responsáveis... A mídia sempre vai cobrar algo de nós porque ela sobrevive de vendas e ignorar a comunicação como um todo é o mesmo que retroceder aaanos de evolução, então quem define as prioridades somos nós mesmos. Vou explicar melhor...

Você acabou a faculdade, conseguiu ser efetivado no trabalho e esta contente por isso... Mas logo nos primeiros meses percebe que muitos dos seus amigos já começaram uma pós graduação e alguns estão até fazendo MBA, em paralelo, sua caixa de entrada é bombardeada de e-mails de cursos técnicos e pós graduações ... Então você se matricula numa pós, sem se dar tempo de avaliar se teria outras opções melhores (Viajar, ter mais tempo de experiência no trabalho e etc.) ou se é aquilo que REALMENTE deseja se especializar... Logo a necessidade de ter inglês fluente se torna latente já que vendo as redes sociais, vários dos seus amigos estão viajando o mundo e a sua grande experiência no exterior foi um final de semana em Punta Cana. Então você também se matricula numa academia porque a maioria das pessoas é “Super Fitness” e o seu corpo começa a não parecer mais tão bom quanto antes. O seu trabalho já não é tão legal, você ganha pouco comparado a todo esforço em especializações que fez... Você precisa trocar de carro por um modelo mais atual... Você precisa de um celular novo...

Em pouco tempo os seus dias estão todos ocupados com alguma atividade que você considera ser importante porque precisa acompanhar o restante das pessoas para não ficar para trás.

Estudar é essencial, preocupar-se com o corpo é benéfico para sua saúde, ler jornal para ficar bem informado é excelente... Mas o que você faz para satisfazer a sua alma?

Não estou falando de ir à igreja rezar o terço (Se te satisfaz, legal também! J), digo “alma” representando a sua essência... Em que você se realiza? O que você faz por você mesmo?

Somos induzidos a sermos sempre eficientes, produtivos, bem sucedidos, belos, sarados e blá, blá, blá... Logo o “tenho que” enraíza nas nossas mentes e deixamos de lado os prazeres da vida para ocuparmos os nossos dias com obrigações. Tornamos-nos irritadiços, sem paciência e apressados... Perdemos muito tempo observando a vida alheia e inconscientemente nos impondo novas e falsas necessidades, ficamos mais tempo online no virtual e offline no mundo real... Relaxamos a mente assistindo filmes, jogando video game, vendo as atualizações nas redes sociais e simplesmente deixamos de lado aquele tempo para nós mesmos... Sabe quando você fica de bobeira pensando na vida? Então, esses momentos são tão importantes quanto as suas horas no trabalho ou na sala de aula, são nestes momentos que é possível sair do modo automático e conversar consigo mesmo... Você NÃO tem obrigação de ser bem sucedido, de ter o corpo perfeito, de ser simpático, de ser lindo e de ser o melhor em absoluamente NADA... A vida pode ser simples e bem mais tranquila do que você imagina se você focar nas suas paixões. São tantas cobranças que esquecemos que o único “tenho que” das nossas vidas é o “TENHO QUE FAZER A VIDA VALER A PENA PARA MIM MESMO”.


Comments


Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

Quem fala?

Danieli Margutti

Cansada dos mimimi´s das redes sociais, criou o blog Base de teste para centralizar suas paixões... Escrever, viajar, comer e experimentar todas as coisas boas que a vida pode proporcionar, sejam elas pagas ou não. Tudo isso ao lado do seu companheiro de aventuras e boymagya Michael Rodrigues.   

bottom of page